Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SUFRAMA tem reunião com operadores do novo entreposto da ZFM no ES

Notícias

SUFRAMA tem reunião com operadores do novo entreposto da ZFM no ES

Entreposto da Zona Franca de Manaus, localizado na cidade de Cariacica (ES) e com previsão de iniciar as operações em outubro, é o quinto no Brasil e contribuirá com a redução de custos logísticos e do tempo de entrega dos produtos do PIM
por Layana Rios publicado: 31/08/2017 21h37 última modificação: 12/09/2017 10h57

A superintendente adjunta de Projetos da SUFRAMA, Paula Soares, acompanhada do superintendente adjunto Executivo, Carlito Sobrinho, e de técnicos da Coordenação Geral de Estudos Econômicos da autarquia, recebeu, nessa quinta-feira (31), na sede da SUFRAMA, uma comitiva do Espírito Santo que está em Manaus desde o último domingo (27) apresentando as vantagens logísticas do novo entreposto da Zona Franca de Manaus (ZFM), localizado na cidade de Cariacica, Região Metropolitana de Vitória, que tem previsão para iniciar as operações em outubro deste ano.

Ao optar por utilizar um entreposto, a empresa tem a suspensão do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na saída do produto de Manaus e na armazenagem do mesmo, por até 180 dias. A cobrança do ICMS é feita somente quando o produto deixa as instalações do entreposto.

O entreposto no Espírito Santo foi homologado pelo Contrato de Permissão nº 07/2017 da Secretaria de Fazenda do Estado do Amazonas (Sefaz/AM), firmado em 26 de junho deste ano, e conta com uma área alfandegada coberta de 11.500 metros quadrados para o armazenamento de produtos oriundos do Polo Industrial de Manaus (PIM). O armazém é administrado pela Terca, empresa vencedora da licitação para receber os produtos da ZFM.

De acordo com o subsecretário de Logística, Transporte e de Comércio Exterior do Espírito Santo, Neucimar Fraga, o objetivo da visita na SUFRAMA é estreitar parceria por meio do apoio na divulgação do entreposto. “Montamos um time bem integrado com os sindicatos dos atacadistas do Estado e também temos todos os grandes operadores de transporte de cargas do Brasil conosco nesse projeto. Esperamos, com isso, oferecer menor custo, menor tempo e mais oportunidade, para que assim as empresas possam produzir cada vez mais, gerando empregos aqui na região”, afirmou. Também integraram a reunião com a SUFRAMA o secretário de Estado de Desenvolvimento do Espírito Santo, José Eduardo de Azevedo, e a advogada da Terca, Rachel Freixo.

Segundo informações da comitiva, o entreposto tem localização estratégica, situando-se próximo aos principais centros consumidores do País. O Terca está a 15 quilômetros do aeroporto de Vitória, a 24 quilômetros do complexo portuário da Grande Vitória, que permite também o transporte por navegação de cabotagem, e próximo das rodovias BR-101 e BR-262.

A superintendente adjunta da autarquia, Paula Soares, agradeceu a visita e colocou a SUFRAMA à disposição da comitiva para prestar o apoio necessário à divulgação do entreposto às empresas interessadas no serviço. “O apoio da SUFRAMA aos entrepostos está consignado no nosso planejamento estratégico porque entendemos que a logística é um ponto bastante sensível para o Polo Industrial de Manaus. Esperamos que vocês tenham sucesso nesse empreendimento, porque também será o nosso sucesso”, afirmou.

Este é o quinto entreposto da Zona Franca de Manaus no País. Os demais estão localizados nas cidades de Resende (RJ), Uberlândia (MG), Itajaí (SC) e Ipojuca (PE). Os entrepostos têm como objetivo facilitar a comercialização de produtos da Zona Franca no mercado brasileiro, com redução de custos logísticos e do tempo de entrega.

registrado em: , , ,