Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SUFRAMA treina empresas sobre sistema de gestão de resíduos

Notícias

SUFRAMA treina empresas sobre sistema de gestão de resíduos

Objetivo é contribuir para o aperfeiçoamento da gestão de resíduos das empresas instaladas no Polo Industrial de Manaus.
por Enock Nascimento publicado: 03/10/2014 13h36 última modificação: 10/02/2016 18h27

Com o objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento da gestão de resíduos das empresas instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM), a SUFRAMA vai promover o 2º Treinamento em Banco de Dados de Inventário de Resíduos (BD_IR). O evento, com previsão de vinte empresas participantes, ocorrerá na próxima quarta-feira (8), na Sala das Adjuntas, localizada na sede da autarquia.

A primeira capacitação de 2014 para a utilização do BD_IR ocorreu em agosto e, até o fim do ano, estão previstos mais cinco treinamentos. Desde 2011, cerca de 200 empresas já foram treinadas no software criado para conferir padronização e agilidade no preenchimento do Inventário de Resíduos, o qual deve ser enviado aos órgãos de controle (IPAAM e SUFRAMA) no início de cada ano. A ferramenta também atende aos critérios estabelecidos na Resolução nº 313/2012, do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), que dispõe sobre o Inventário Nacional de Resíduos Sólidos Industriais.

Além da simulação do uso do BD_IR, o treinamento enfocará a Política dos 3Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar). Também será disponibilizado, a cada empresa participante, um CD, contendo o Banco de Dados, Manual de instalação e Guia do Usuário.

Inventário de resíduos
O sistema de Banco de Dados de Inventário de Resíduos – BD_IR é resultado do “Estudo para o Desenvolvimento de uma Solução Integrada relativa à Gestão de Resíduos Industriais no PIM”, que foi desenvolvido pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), em parceria com a Superintendência da Zona Franca de Manaus. A parceria também resultou em um Plano Diretor que contém propostas de soluções para o aproveitamento e a destinação de resíduos, a serem implantadas no período de 2011 a 2015.

Segundo o engenheiro Ezequiel Lima, do Grupo de Gestão de Resíduos Industriais da SUFRAMA (GGRIS), a implantação do Plano de Gestão de Resíduos, além de ser uma ação que alia o desenvolvimento econômico à preservação ambiental, também favorece a atração de novos investimentos. “Várias empresas se instalaram no PIM especialmente para dar destinação aos resíduos sólidos do parque fabril local. E uma grande empresa, especializada em gestão integrada de resíduos da fase da coleta até o aterro sanitário, está estudando instalar uma unidade aqui”, salientou.

registrado em: , ,