Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SUFRAMA viabiliza participação de pequenas empresas na Naturaltech

Notícias

SUFRAMA viabiliza participação de pequenas empresas na Naturaltech

Produtos amazônicos têm destaque na 6ª Feira Internacional de Alimentação Saudável, Produtos Naturais e Saúde que acontece de 20 a 23 de maio, no Pavilhão da Bienal do Parque Ibirapuera, em São Paulo, com a participação de cerca de 230 expositores e aproximadamente 20 mil visitantes.
publicado: 21/05/2010 00h00 última modificação: 02/05/2016 15h25

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) em parceria com o Serviço de Apoio ao Micro e Pequeno Empresário do Amazonas (SEBRAE/AM),) participa da Naturaltech 2010, com estande de 99 m² e 18 pequenas empresas da Região Amazônica, a fim de promover seus produtos e abrir caminhos para concretização de negócios.

Para o Diretor do SEBRAE/AM, Maurício Seffair, essa parceria com a SUFRAMA é muito positiva e importante, pois possibilita às empresas do Amazonas e demais Estados da área de atuação da autarquia, a participação em eventos de grande porte como a Naturaltech, o que representa uma grande oportunidade para divulgar os produtos da Região.

O representante da Cooperativa Verde de Manicoré (COVEMA) e da Agrorisa, Virgílio Ramos, considera importante o apoio da SUFRAMA em abrir portas para os pequenos empresários, mas destaca que a continuidade da presença no mercado é fundamental, de maneira a formar clientela fixa. Segundo ele, o produto amazônico tem muita qualidade, nome e respeito, no entanto, falta essa continuidade, que pode ser feita por um representante para mostra do produto o ano inteiro e não apenas nas Feiras. Só na abertura do evento, ele vendeu para apenas um cliente, 60 kilos de castanha, o que equivale a R$ 1.800,00.

O apoio da autarquia também foi destacado pelo Diretor da Ômegas da Amazônia, José Francisco, cujo produto óleo de avestruz está fazendo sucesso na Feira. “Se não fosse essa abertura não estaríamos na Naturaltech. É a chance que temos de apresentar nossos produtos, fechar negócios e encontrar distribuidores para revenda em outros mercados do Brasil e do exterior.

Projeto Yakino
Os alunos da Escola Estadual Pedro dos Santos, da comunidade Purupuru, do município do Careiro, estão apresentando um trabalho que é resultado da parceria entre SEBRAE/AM e Secretaria de Educação do Amazonas (SEDUC), utilizando caixas tetrapack e tampas de latas para desenvolver porta-cédulas, porta-moedas, porta-copos e porta-chaveiros. O objetivo é fomentar e despertar a cultura de cooperação e empreendedorismono âmbito de escolas públicas de ensino médio do Estado do Amazonas, visando formar um trabalhode base educacional para as boas práticas de gestão coletivae economia solidária.

Produtos em destaque
A procura pelo óleo de avestruz tem sido grande. Na compra do produto, o cliente ganha uma massagem grátis, feita por uma profissional no próprio estande da SUFRAMA.

O óleo de avestruz de Rondônia é rico em ômega 3, 6 e 9, comprovado – segundo José Francisco – pelo Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA) e pela Coordenação de Pesquisa da Universidade Federal do Pará. Além de ser usado para elaboração de cosméticos, é também usado na culinária como alimento funcional e está em fase de estudo sua utilização no tratamento de doenças como artrose, artrite, alzhaimer, mal de Parkinson e câncer. José Francisco garante que já tem em mãos 15 casos comprovados de melhora dessas doenças com o uso diário do óleo de avestruz.

Os licores à base de frutas amazônicas da Sohervas da Amazônia,que participa pela primeira vez de uma Feira fora de Manaus, têm tido boa aceitação. A expectativa do Diretor Administrativo da empresa, César Cabral, é de concretizar vendas em nível nacional e internacional.

A empresa Arecaceae, que participa pela primeira vez da Naturaltech, teve suas expectativas superadas pela grande aceitação de suas biojoias, feitas totalmente em marchetaria, e pelo volume de negócios fechados. Para o diretor da empresa, Nelson Torres, essa participação representa o sonho de todo artesão de ver seu produto aberto num mercado mais amplo. Segundo ele, os contatos feitos com empresários de vários segmentos foram positivos, inclusive com a concretização de negócios já no balcão de exposição do estande.

Os bombons com recheios de frutas, da Bombons Finos, o guaraná batido com granola, amendoim e leite de soja, da Guaramazon e os licores de fruta, da Licores da Amazônia têm atraído o público que visita a Feira.

As empresas que estão com produtos em exposição no estande da autarquia são: Agrorisa, Amazon Ervas, Amazônia Empório Sustentável, Arecaceae Biojoia, Bombons Finos da Amazônia, Cooperativa Mista Agroextrativistas Sardinha – COOPMAS, Cooperativa Verde de Manicoré – COVEMA, Escola Estadual Pedro dos Santos, Gotas da Amazônia, Guaranamazon, Harmonia Nativa, Licores da Amazônia, Ômegas do Brasil, Pharmacos Amazônia, Rita Prossi, Sohervas da Amazônia e Umai Artesanatos.

registrado em: , ,