Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Superintendente Appio Tolentino apresenta balanço da gestão em reunião da Fecomércio

Notícias

Superintendente Appio Tolentino apresenta balanço da gestão em reunião da Fecomércio

Projetos voltados ao setor primário e à ampliação da presença da autarquia em todos os Estados de sua área de abrangência foram destacados para dirigentes da Federação do Comércio do Amazonas
por Layana Rios publicado: 13/09/2017 12h29 última modificação: 13/09/2017 12h30

O superintendente da SUFRAMA, Appio Tolentino, participou de reunião da diretoria da Federação do Comércio do Estado do Amazonas (Fecomercio), nessa terça-feira (12), na sede do Serviço Social do Comércio (Sesc). Na ocasião, o superintendente apresentou um balanço dos três primeiros meses de sua gestão à frente da SUFRAMA, destacando planos e projetos que estão em andamento visando reforçar, sobretudo, o setor primário e a atuação da autarquia em todos os Estados de sua área de abrangência (Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima e Amapá).

De acordo com Tolentino, um dos principais pontos da gestão é estar de portas abertas ao empresariado. “São os empresários que impulsionam nossa economia. Precisamos ouvi-los e trabalhar em cima de uma política conjunta”, afirmou, ressaltando, ainda, que a SUFRAMA está se voltando a toda a Amazônia Ocidental e ao Estado do Amapá. “Estou pessoalmente indo aos Estados para que possamos trabalhar uma maior integração de toda a área de abrangência da SUFRAMA, para atrair mais empresas a utilizar os incentivos fiscais do modelo Zona Franca e também da Zona Franca Verde nas Áreas de Livre Comércio”, afirmou.

Durante a reunião, Tolentino destacou o projeto de estabelecer distritos agroindustriais na Amazônia, que vem sendo construído em parceria com órgãos como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam). “Estamos trabalhando inicialmente em Guajará Mirim e em Rio Preto da Eva para despertar a vocação do homem do campo e assim gerar matéria-prima que fomentará a implantação das agroindústrias, agregando valor à produção regional”, explicou.

Outro projeto apresentado pelo superintendente durante a reunião foi o “SUFRAMA nos Municípios”, que colocará lado a lado técnicos da autarquia e de agências de fomento e outros órgãos parceiros na apresentação de vantagens tanto dos incentivos da Zona Franca de Manaus quanto de crédito ao empresariado nos municípios interioranos. “Iniciaremos esse projeto em Autazes, que já trabalha fortemente com os laticínios. No fim deste mês, a SUFRAMA passará dois dias reunida com empresários do município”, disse.

Para o comércio, Tolentino afirmou que há um grupo de trabalho na autarquia buscando identificar feiras e eventos nacionais que possam ser captados para realização em Manaus. “Queremos dar prioridade para eventos que aconteçam em um turno, para que no outro as pessoas tenham tempo livre para circular no comércio e nos atrativos da cidade, gerando renda”, complementou.

Os projetos apresentados por Tolentino foram vistos positivamente pelos membros da diretoria da Fecomercio, que elogiaram a construção de uma política para o setor primário - vocação da região - e também o fato de a SUFRAMA estar se voltando aos demais Estados da Amazônia Ocidental e ao Amapá. “Não podemos manter uma SUFRAMA somente voltada ao Amazonas, precisamos do apoio de toda a região”, afirmou o presidente da Fecomercio, José Roberto Tadros.