Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Superintendente da SUFRAMA ministra palestra em Simpósio sobre a Amazônia na Câmara dos Deputados

Notícias

Superintendente da SUFRAMA ministra palestra em Simpósio sobre a Amazônia na Câmara dos Deputados

publicado: 07/11/2011 00h00 última modificação: 01/04/2016 11h24

Nesta terça-feira (08), o superintendente em exercício da Zona Franca de Manaus, Oldemar Ianck, ministra palestra no 5º Simpósio “Amazônia: uma visão jovem para o futuro sustentável da região”, que acontecerá durante todo o dia, na Câmara dos Deputados, em Brasília. O evento é uma parceria da Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados, com a Subcomissão Permanente da Amazônia do Senado.

O simpósio tem por objetivo revelar nacionalmente os problemas que afligem a Amazônia, buscando, por meio da mídia, uma interação entre as diversas camadas sociais para o mapeamento de possíveis soluções para a região, a qual detém a maior biodiversidade do mundo. Devem participar lideranças juvenis que irão integrar os paineis a serem realizados ao longo do dia.

O titular da SUFRAMA tratará sobre “Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs), Polos Industriais e Áreas de Livre Comércio: estratégias de desenvolvimento regional”, como participação no painel inicial, cujo tema central é “Crescimento sustentável das cidades e geração de emprego”. Outras três palestras serão abordadas como parte da programação do painel, são elas: “Metrópoles, cidades amazônicas e infraestrutura urbana”, “Política de desenvolvimento para a Amazônia: o Plano Amazônia Sustentável (PAS)” e “Estágio atual e ritmo de crescimento: Amazônia x Brasil”.

No horário da tarde, será realizado o segundo painel com o tema “Formação e capacitação dos jovens para o futuro sustentável”. As palestras a serem proferidas compreendem os seguintes assuntos: “O papel das universidades”, “O papel do Ifet/Cefet (Escolas técnicas)”, “As reivindicações dos universitários e dos alunos do ensino médio” e “O papel do Sebrae (Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas).

Foram convidados para a abertura do evento os presidentes da Câmara, Marco Maia, e do Senado, José Sarney, ministros de Estado e governadores. Também devem participar os ministros das Cidades, Mário Negromonte, da Integração Nacional, Fernando Bezerra, e da Defesa, Celso Amorim; além dos presidentes da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, da Confederação Nacional do Comércio, Antônio José Domingues, e do Conselho Federal de Economia, Waldir Pereira Gomes.