Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Thomaz Nogueira destaca importância da Zona Franca de Manaus durante Aula Magna na Faculdade La Salle

Notícias

Thomaz Nogueira destaca importância da Zona Franca de Manaus durante Aula Magna na Faculdade La Salle

Cerca de 800 acadêmicos dos cursos de Administração, Contabilidade, Educação Física, Sistemas de Informação e Relações Internacionais presenciaram palestra.
por Layana Rios publicado: 16/03/2012 00h00 última modificação: 24/03/2016 15h51

O superintendente da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), Thomaz Nogueira, deu início ao ano letivo da faculdade La Salle, na noite dessa quinta-feira (15), ao proferir Aula Magna para aproximadamente 800 acadêmicos dos cursos de Administração, Contabilidade, Educação Física, Sistemas de Informação e Relações Internacionais.

Durante a aula, Nogueira apresentou um breve histórico sobre a Zona Franca de Manaus (ZFM) e a importância do modelo para o desenvolvimento econômico e sustentável da região. “O Estado do Amazonas tem hoje 98% de sua cobertura vegetal nativa. Isso aconteceu porque as pessoas tiveram uma alternativa econômica, oportunidades de emprego, que ofereceram outro caminho que não utilizar os produtos da floresta de forma predatória”, explicou o superintendente.

Nogueira ressaltou ainda os resultados exitosos obtidos nesses 45 anos do modelo ZFM e da SUFRAMA. “No ano passado, obtivemos o recorde de 125 mil trabalhadores empregados no polo, além do faturamento recorde de U$S 41 bilhões. Para uma economia não existente há 45 anos e o que temos hoje foi um salto gigantesco”.

O superintendente também destacou aos acadêmicos a importância do atual cenário econômico para a inserção no mercado de trabalho local. “Aqui na capital são gerados mais de 90% dos recursos públicos do Estado. A cidade de Manaus gera ICMS maior do que 15 estados brasileiros. Temos um campo enorme de oportunidades, mas o aproveitamento dessas oportunidades vai depender de cada um, do empenho pessoal e do cuidado com a formação, que não se restringe à sala de aula, com o professor”, observou.

Após ministrar a aula, o superintendente respondeu a questionamentos dos acadêmicos e recebeu dos docentes da instituição o certificado de participação no evento.