Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Thomaz Nogueira estreita laços com o Panamá

Notícias

Thomaz Nogueira estreita laços com o Panamá

Ação ocorreu no primeiro dia de gestão do novo superintendente da SUFRAMA.
por Márcio Gallo publicado: 11/01/2012 00h00 última modificação: 29/03/2016 16h53

Em seu primeiro dia de gestão frente à SUFRAMA, o superintendente Thomaz Nogueira, recebeu nesta quarta-feira, 11, na sede da autarquia, juntamente com o assessor especial da Secretaria de Assuntos Institucionais da Presidência da República, José Nagib da Silva Lima, a embaixadora do Panamá, Gabriela Garcia Carranza, acompanhada do consultor internacional e empresário brasileiro, Raimundo Castro Júnior. Durante o encontro, a embaixadora panamenha demonstrou interesse em estreitar relações comerciais com a Zona Franca de Manaus (ZFM) e aproveitou para convidar formalmente o superintendente da autarquia para conhecer a Zona Franca de Cólon, no Panamá, área que detém vantagens competitivas naquele país e abriga cerca de 2 mil empresas.

A embaixadora também convidou Thomaz Nogueira a participar da Expocomer 2012, um dos principais eventos de comércio internacional realizado anualmente no Panamá, que este ano ocorrerá de 21 a 24 de março, no Centro de Convenções de Atlapa, na Cidade do Panamá. O Brasil é um dos principais participantes do evento. No ano passado, os expositores brasileiros retornaram do Expocomer contabilizando mais de US$ 25 milhões em contratos fechados, volume que representa 25% de todos os negócios gerados na feira. A SUFRAMA participa desde 2002 do evento, que recebe também representantes de países das Américas, África, Caribe, Ásia e Europa.

Por ocasião do convite, Thomaz Nogueira propôs montar uma agenda bilateral para trabalhar pontos relevantes que possam ser discutidos. Um deles seria a utilização do Canal do Panamá como alternativa logística para, por exemplo, a distribuição da produção do Polo Industrial de Manaus, que resultaria em uma economia de tempo e custo. Outro ponto de destaque seria o incremento do modal aéreo.

A proposta da embaixadora é assinar um termo de compromisso para fortalecer a relação bilateral. A embaixada e a SUFRAMA têm dois meses para viabilizar a assinatura do protocolo.

registrado em: ,