Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Thomaz Nogueira visita estandes do Parque dos Atletas, na Rio+20

Notícias

Thomaz Nogueira visita estandes do Parque dos Atletas, na Rio+20

Local é um dos pontos da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável onde estão sendo realizados eventos e exposições de diversos países.
por Márcio Gallo publicado: 23/06/2012 00h00 última modificação: 18/03/2016 17h23

O superintendente da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), Thomaz Nogueira, acompanhado do superintendente adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Regional, José Nagib, dos assessores especiais do gabinete e técnicos da autarquia, reservou a última semana da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) para conhecer os pavilhões instalados no Parque dos Atletas, local onde estão sendo realizados eventos e exposições de diversos países.

Atendendo a convite feito pela Panasonic, a comitiva da SUFRAMA visitou o espaço da empresa no Pavilhão do Japão, onde pôde verificar a diversidade de produtos idealizados com vistas à conservação de energia e ao desenvolvimento sustentável. A empresa possui uma fábrica no Polo Industrial de Manaus (PIM) onde produz gama diversificada de produtos, incluindo máquinas fotográficas digitais e televisores com tela de cristal líquido (LCD).

Ainda no espaço dedicado ao Japão, país onde Nogueira recentemente apresentou palestras com objetivo de promover o modelo Zona Franca de Manaus e atrair investimentos, o superintendente foi apresentado a diversas iniciativas de empresas nipônicas no sentido de trabalhar produtos e serviços de forma que sejam minimizados os impactos causados pela ação humana. Em diversos estandes, exemplos de transformação de resíduos industriais em energia para consumo em massa foram expostos.

Em outros pavilhões, Thomaz Nogueira conheceu ainda os estandes de países como o Equador, Portugal, Dinamarca, Sultanato de Oman, entre outros, aproveitando assim para estreitar as relações entre a autarquia e as empresas e países que se fazem presentes no Parque dos Atletas.

Pavilhão da Amazônia Brasileira
Durante a visita de Nogueira ao espaço dedicado aos Estados que compõem a Amazônia Brasileira, o superintendente se encontrou com o senador Eduardo Braga (PMDB-AM), com o senador Sérgio Souza (PMDB-PR) e com a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas, Nádia Ferreira, entre outras autoridades. Thomaz Nogueira também visitou estandes do pavilhão e conheceu um pouco do que está sendo apresentado como exemplos de sustentabilidade regional.

Reunião estratégica
No Riocentro, principal local de discussões da Rio+20, o superintendente da SUFRAMA participou de uma reunião da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA). No evento, estavam presentes membros dos oito países da Amazônia e o diretor do Departamento da América do Sul II, do Ministério das Relações Exteriores, ministro Clemente Baena Soares.

Um dos pontos levantados durante a reunião foi a necessidade de se levar a experiência brasileira de monitoramento do desmatamento para outros países com objetivo de evitar a devastação da floresta. Segundo Nogueira, a iniciativa é boa, mas não é suficiente. "É preciso dar uma alternativa econômica para as populações que lá vivem para que o que pretendemos seja alcançado e, para isso, todas as nações envolvidas devem dar o primeiro passo”, concluiu.