Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Universitários de RR conhecem os incentivos da Zona Franca

Notícias

Universitários de RR conhecem os incentivos da Zona Franca

Iniciativa visa a aumentar a compreensão dos estudantes acerca dos incentivos fiscais praticados na Amazônia Ocidental e nos municípios de Macapá e Santana, no Amapá, agregando conhecimento dentro do curso universitário.
por Márcio Gallo publicado: 22/05/2015 14h30 última modificação: 02/02/2016 16h03

Cerca de 40 acadêmicos do curso de Geografia da Universidade do Estado de Roraima (UERR) estiveram nesta semana na sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) para participar de uma atividade de campo sobre o modelo Zona Franca de Manaus (ZFM). A iniciativa visa a aumentar a compreensão dos estudantes acerca dos incentivos fiscais praticados na Amazônia Ocidental e nos municípios de Macapá e Santana, no Amapá, agregando conhecimento dentro do curso universitário.

Os alunos, que cursam o 6º e o 7º período de Geografia nos campus Alto Alegre, Pacaraima e Boa Vista da UERR, assistiram à apresentação da coordenadora-geral de Estudos Econômicos e Empresariais (COGEC), Ana Souza, que abordou os avanços obtidos na região com o advento do modelo ZFM. Um dos benefícios citados pela coordenadora – o da preservação ambiental proporcionada no Estado do Amazonas – foi identificado pela comitiva de Roraima, que viajou à Manaus de ônibus e notou as diferenças entre a vegetação dos dois Estados. “O que vocês presenciaram é o reflexo da alternativa econômica criada pelo Polo Industrial de Manaus (PIM), que permite a redução da atividade predatória no Amazonas e a manutenção da chamada ‘floresta em pé’”, disse Ana Souza.

Ao longo da apresentação da SUFRAMA, os acadêmicos buscaram tirar dúvidas sobre como é calculado o faturamento do PIM, além de tentar entender as especificidades inerentes à região, como o cumprimento dos Processos Produtivos Básicos (PPBs) na fabricação dos produtos oriundos do parque fabril manauara.