Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Venezuela apresenta investimentos em comércio e turismo na VII FIAM

Notícias

Venezuela apresenta investimentos em comércio e turismo na VII FIAM

O governo do país viabilizou a vinda de mais de 60 empresas venezuelanas do setor privado no estande, localizado no salão de Vidros do Studio 5.
por Layana Rios publicado: 27/11/2013 19h45 última modificação: 16/02/2016 16h17

A Venezuela participa da VII Feira Internacional da Amazônia (FIAM) visando intensificar as relações bilaterais com o Brasil. O governo do país viabilizou a vinda de mais de 60 empresas venezuelanas do setor privado no estande, localizado no salão de Vidros do Studio 5.

De acordo com o ministro venezuelano do Comércio, Alejandro Fleming, as empresas trouxeram para a FIAM uma gama de produtos exportáveis fabricados no país para apresentar aos empresários brasileiros. “São empresas com grande trajetória de produção de bens de consumo, não somente na Venezuela, mas para exportação, de diversos segmentos, como alimentício, automobilístico, bebidas alcoólicas, construção, indústrias básicas de alumínio e ferro, granito, plástico, entre outros”, afirmou.

Fleming ressaltou que a participação na Feira é estratégica, uma vez que a Venezuela busca se consolidar enquanto país exportador. “Esta iniciativa surge da idéia de avançar na posição da Venezuela como uma potência exportadora, principalmente neste período que nosso país exerce temporariamente a presidência do Mercosul”, observou.

O ministro do Turismo da Venezuela, Andrés Izarra, que também está na FIAM, anunciou que a intenção do setor é intensificar as rotas aéreas e terrestres para garantir o maior fluxo de turistas entre os países, principalmente em decorrência dos atrativos naturais que pode oferecer aos turistas brasileiros. Para isso, a intenção é intensificar o diálogo com o governo brasileiro por meio da Venezolana de Turismo (Venetur), a operadora de produtos turísticos do governo venezuelano.

Diálogo
Durante a abertura da FIAM, o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Ricardo Schaefer informou que se reuniu com os ministros da Venezuela na tarde desta quarta-feira (27) e o diálogo entre os dois países tem avançado gradualmente. “Conversamos sobre as tratativas em prol da integração produtiva e complementaridade das nossas economias, estamos vencendo pouco a pouco as barreiras da integração física bem como ampliando sua integração produtiva e econômica”, apontou.

Dentre os países que participam da VII FIAM, a Venezuela possui o maior estande. Além das empresas privadas, o governo do país trouxe uma série de ministérios e órgãos públicos para mostrar o potencial de negócios do mais novo membro do Mercosul. O estande da Venezuela, bem como todos os estandes da FIAM estarão abertos ao público em geral nos dias 29 e 30, no horário de 15h às 22h.

registrado em: , ,