Você está aqui: Página Inicial > Notícias > VI FIAM terá II Encontro de Agentes de Comércio Exterior da Amazônia Legal

Notícias

VI FIAM terá II Encontro de Agentes de Comércio Exterior da Amazônia Legal

Objetivo do evento é fomentar a cultura exportadora no ambiente das micro e pequenas empresas regionais.
publicado: 29/08/2011 00h00 última modificação: 07/04/2016 12h01

Com o objetivo de fomentar a cultura exportadora no ambiente das micro e pequenas empresas regionais, a Rede Nacional de Agentes de Comércio Exterior (Redeagentes), com apoio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), promoverá no próximo dia 28 de outubro, no Studio 5 Centro de Convenções, em Manaus, o II Encontro de Agentes de Comércio Exterior da Amazônia Legal.

O evento, que também tem parceria de outros órgãos federais, estaduais, municipais, entidades de classe e empresas da Região Norte, em especial do Polo Industrial de Manaus (PIM), será realizado como uma das atividades paralelas dentro da programação da VI Feira Internacional da Amazônia (FIAM 2011).

A Redeagentes foi criada em 2000, diante da constatação do governo sobre a necessidade de preparar micro e pequenas empresas brasileiras para a inserção no mercado internacional. O projeto é parte integrante do Plano Brasil Maior, através do Plano Nacional da Cultura Exportadora, sob a responsabilidade do Departamento de Planejamento da Secretaria de Comércio Exterior (Secex/MDIC).

Além de prover assessoramento técnico gratuito ao micro, pequeno e médio empresário que deseja exportar, a Rede promove capacitação gratuita em exportação para empresários e treina novos agentes de comércio exterior para orientação a empresas interessadas em exportar. Os agentes capacitados integram uma rede baseada na Internet, que pode ser consultada no site www.redeagentes.gov.br, bastando apenas clicar no respectivo estado para que a relação dos agentes locais seja apresentada. O empresário pode contatar o agente via Internet, telefone ou pessoalmente, conforme a sua preferência e disponibilidade.

No Estado do Amazonas, a Redeagentes é formada por profissionais da SUFRAMA, Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Centro Internacional de Negócios da Fieam (CIN), Correios, Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam) e Secretaria de Estado do Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplan), entre outros.

Acesse o www.suframa.gov.br/enagex e faça sua inscrição.