Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Voo direto aproxima Manaus da Europa

Notícias

Voo direto aproxima Manaus da Europa

Empresa TAP passa a ter voo direto entre Lisboa e Manaus.
por Márcio Gallo publicado: 03/06/2014 17h31 última modificação: 12/02/2016 17h23

A partir desta terça-feira (3), a capital amazonense conta com uma ligação direta para Portugal. O voo inaugural Lisboa-Manaus foi realizado pela TAP Linhas Aéreas e chegou à cidade no início da tarde, onde os tripulantes, dentre eles o presidente da empresa de aviação, Fernando Pinto, e o vice-presidente da TAP, Luis Mor, foram recebidos pelo governador do Estado, em exercício, desembargador Ari Moutinho, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, e o superintendente da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), Thomaz Nogueira.

A “ponte aérea” Amazonas-Portugal terá frequência semanal de três voos e beneficiará diretamente a capital do Estado do Pará, Belém, que fará parte da rota Manaus-Lisboa, o que permitirá uma integração da região Norte do Brasil aos países europeus a partir de Portugal.

Esta é a 12ª escala que a TAP inaugura no Brasil, a primeira no Norte do País. Setores-chave como turismo e comércio devem ser imediatamente beneficiados pelo aumento potencial no número de visitantes vindos de países da Europa para a região amazônica. Apenas no primeiro voo, mais de 200 passageiros chegaram a Manaus, o que representou ocupação da aeronave superior a 90%, além de mais de 24 mil reservas terem sido contabilizadas pela empresa para os próximos voos entre Portugal e Amazonas.

O presidente da TAP, Fernando Pinto, afirmou que a inauguração deste trecho era um desejo antigo e que a empresa “está trazendo uma missão portuguesa para o Brasil, uma ‘ponte aérea’ Brasil-Europa. Este investimento com certeza terá retorno imediato. A TAP não traz apenas visitantes europeus, mas todos aqueles que viajam pelas empresas aéreas parceiras da TAP”.

Negociações
Em setembro de 2013, o superintendente da SUFRAMA, Thomaz Nogueira, integrou comitiva do Governo do Amazonas e da Prefeitura de Manaus a Portugal, cujo objetivo foi buscar o aumento da relação comercial e cultural entre portugueses e brasileiros. A consolidação da parceria com a TAP foi bastante negociada e deve transformar o Estado do Amazonas num dos maiores destinos nacionais para o mercado Europeu, entre turistas, empresários e potenciais investidores para o Polo Industrial de Manaus (PIM).

registrado em: , ,