Você está aqui: Página Inicial > Notícias > ZFM é destaque em evento na França

Notícias

ZFM é destaque em evento na França

Modelo de desenvolvimento regional ganhou visibilidade e um seminário exclusivo para divulgação de suas potencialidades.
por Márcio Gallo publicado: 03/06/2015 14h45 última modificação: 02/02/2016 13h17

Desde 2011, a França realiza anualmente a semana da América Latina e do Caribe, com vistas a ressaltar a importância dos valores compartilhados e os laços que ligam as regiões. Este ano, a programação, realizada entre os dias 26 de maio e 7 de junho, tem por objetivo abordar, além das questões culturais, as oportunidades econômicas no continente americano. Neste sentido, a Zona Franca de Manaus (ZFM) – pela reconhecida importância – ganhou visibilidade e um seminário exclusivo para divulgação das potencialidades do modelo de desenvolvimento regional que completou 48 anos em 2015.

O seminário “Zona Franca de Manaus: Sucesso e Limitações” contará com a apresentação do coordenador substituto de Estudos Econômicos e Empresariais da Superintendência da Zona Franca de Manaus (COGEC/SUFRAMA), Renato Freitas, e será realizado no dia 4 de junho, no campus da Universidade Paris–Dauphine, na capital francesa. A autarquia foi convidada pela organização do evento a explicar os motivos pelo qual a região incentivada da Amazônia Ocidental e dos municípios de Macapá e Santana, no Amapá, se tornou, ao longo de sua existência, exemplo de sucesso social, econômico e ambiental ao proporcionar emprego e renda a milhares de pessoas, com reduzido impacto à natureza.

“Essa é uma oportunidade ímpar que temos de promover ainda mais o modelo Zona Franca de Manaus. O público formador de opinião é extremamente qualificado e a inserção do tema na programação deste evento é uma demonstração da notoriedade do trabalho realizado na área de abrangência da SUFRAMA”, comentou Freitas.

O técnico da SUFRAMA, junto com representantes de outras regiões econômicas da América Latina, tem agenda prevista com o presidente da França, François Hollande, para tratar das possibilidades de aproximação e integração de que trata o evento.

Conferência
O interesse acadêmico no modelo ZFM também levou à realização da conferência “O futuro das Zonas Francas”. O evento será realizado nos dias 3 e 4 de junho e terá um dia exclusivo para discussão sobre o modelo Zona Franca de Manaus, a ser realizado nas dependências da Universidade Paris–Dauphine. Estudiosos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e o coordenador substituto da COGEC/SUFRAMA, Renato Freitas, discorrerão sobre tópicos propostos pela organização da conferência, dentre os quais destacam-se as políticas de desenvolvimento aplicadas à Amazônia Ocidental e o legado propiciado pela Zona Franca de Manaus.

registrado em: , , ,