Você está aqui: Página Inicial > Notícias > ZFM se fortalece como opção de investimento na ExpoManagement

Notícias

ZFM se fortalece como opção de investimento na ExpoManagement

Participação da SUFRAMA no evento internacional aproxima modelo ZFM de grandes formadores de opinião de todo o mundo.
por Diego Queiroz publicado: 03/11/2014 17h20 última modificação: 05/02/2016 18h00

Com palestras e atendimentos ao público em geral, a Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) realizou nesta segunda-feira (3) seu primeiro dia de atividades dentro da 14ª edição da HSM ExpoManagement, maior exposição da América Latina relacionada a temáticas de gestão, liderança e conhecimento organizacional. O evento vai até o dia 5 de novembro, no Transamérica ExpoCenter, em São Paulo.

Logo que o evento foi aberto ao público em geral, pela manhã, a equipe da autarquia atendeu empresários, executivos e tomadores de decisão dos mais diversos setores econômicos do Brasil. Além de tirar dúvidas sobre a Zona Franca de Manaus (ZFM) e explicar os incentivos fiscais e as principais vantagens comparativas do modelo – destacando, principalmente, a prorrogação por mais 50 anos dos benefícios fiscais – os técnicos da SUFRAMA distribuíram materiais informativos e divulgaram a oitava edição da Feira Internacional da Amazônia (FIAM 2015), que será realizada de 18 a 21 de novembro do próximo ano, em Manaus.

Entre os visitaram o estande da SUFRAMA, José Carlos Carota, advogado do escritório Jamil Michel Haddad, de São Paulo – que atua na análise de aspectos tributários, cíveis e societários visando à concepção e implantação de projetos de investimentos (principalmente internacionais) no Brasil – ressaltou que a Zona Franca de Manaus, por conta de suas vantagens comparativas, é sempre uma opção a ser considerada e oferecida a seus clientes. "Dentro dos conceitos de internacionalização da economia e planejamento tributário, não podemos deixar de considerar Manaus. Geralmente uma vez a cada ano vou à China para buscar novos investimentos para o País e Manaus é sempre considerada, porque, além da logística, existem os incentivos que possibilitam uma redução de custos muito grande. Manaus, hoje, é um dos principais polos industriais brasileiros", afirmou.

Ele elogiou a participação da SUFRAMA na HSM por entender que esta é uma forma eficaz de divulgar a autarquia e a ZFM para um público que, em sua maioria, não tem tanta familiaridade com o tema. "Fiquei muito contente em ver o estande da SUFRAMA porque é um modo de o pessoal aqui de São Paulo e do Brasil inteiro conhecer o que a ZFM pode oferecer para a industrialização ou, até mesmo, reindustrialização do País. Em termos de reindustrialização, a SUFRAMA é um ponto chave", destacou.

A presença da SUFRAMA na HSM também auxiliou o investidor Milton Firmiano Gonçalves, da empresa MLR do Brasil, na obtenção de informações sobre possibilidades de negócios no Polo Industrial de Manaus (PIM). Segundo Gonçalves, a MLR é uma empresa americana, com filial no Brasil, que atualmente importa barreiras de polipropileno para eventos e está analisando o local mais viável em solo brasileiro para fabricação de seu produto. “Estamos redesenhando economicamente como voltar a fabricar no Brasil. Há dois anos, quando fizemos os estudos, compensava injetar na China e trazer para cá. Hoje não compensa mais”, disse. “Temos algumas propostas e a Zona Franca de Manaus é uma das opções. Valeu a conversa com os técnicos da SUFRAMA, que me passaram todos os parâmetros e vão me auxiliar na decisão sobre as vantagens desse investimento em Manaus”, reforçou.

Estrutura
A SUFRAMA está com um estande de aproximadamente cem metros quadrados – um dos maiores do evento – na HSM 2014. O espaço, no pavilhão principal, conta com apoio do Centro das Indústrias do Estado do Amazonas (Cieam) e da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam). “Esta participação, com apoio das entidades ligadas à indústria, reforça nosso planejamento estratégico, permitindo a prospecção de novas oportunidades de negócios, parcerias e a atração de investimentos para a região Amazônica”, explica o superintendente da SUFRAMA, Thomaz Nogueira.

Em São Paulo, a comitiva da SUFRAMA é coordenada pelo superintendente adjunto de Projetos, Gustavo Igrejas, e composta por profissionais das Coordenações-Gerais de Comércio Exterior (Cogex), Comunicação Social (CGCOM), Estudos Econômicos e Empresariais (Cogec), Promoção Comercial (COGPC) e Acompanhamento de Projetos Industriais (CGAPI) e do Gabinete da Superintendência (Gabin).

Para Gustavo Igrejas, o dia inaugural de atividades na HSM 2014 foi bastante produtivo. Segundo o superintendente, o simples fato de a autarquia se fazer presente em um evento deste porte, com público altamente qualificado, garante êxito na missão institucional de reforçar a divulgação da Zona Franca de Manaus e da Amazônia para investidores e executivos de todo o mundo. “Esta é a nossa primeira participação na HSM e fizemos questão de montar uma estrutura adequada, além de trazer uma equipe qualificada e representativa de diversas áreas da autarquia, para alcançar todos os objetivos propostos. Com certeza, pelos contatos e pelas atividades que desempenhamos neste primeiro dia, os resultados serão bastante positivos ao final do evento”, destacou.

Sobre a HSM
A HSM é referência em conhecimento de gestão. Nasceu no Brasil há mais de 20 anos, com o propósito de oferecer conteúdos de excelência na gestão de empresas e uma experiência única e diferenciada por meio de seus produtos, em múltiplas plataformas. A HSM antecipa necessidades de conhecimento, vincula ideias inovadoras a experiências bem-sucedidas e estabelece a conexão entre os executivos brasileiros e os principais conteúdos mundiais do management. Este ano, o evento terá a participação de nomes como Al Gore, Chad Hurley, Nolan Bushnell e Susan Cain.

registrado em: , ,