Você está aqui: Página Inicial > Notícias > ZFM será apresentada como modelo de sucesso na XIV Conferência Latinoamericana de Zonas Francas

Notícias

ZFM será apresentada como modelo de sucesso na XIV Conferência Latinoamericana de Zonas Francas

O evento acontece de 27 a 29 de outubro, na cidade de Punta Cana, na República Dominicana.
publicado: 26/10/2010 00h00 última modificação: 29/04/2016 12h26

Apresentar e debater a atual realidade das zonas francas, os seus desafios frente às mudanças no processo de globalização da economia e a busca por novos mercados são os objetivos da XIV Conferência Latinoamericana de Zonas Francas. O evento acontece de 27 a 29 de outubro, na cidade de Punta Cana, na República Dominicana.

Promovida pelo Comitê de Zonas Francas das Américas (CZFA), organização não-governamental que tem por finalidade apoiar o fortalecimento das zonas francas da América Latina e sua adaptação às atuais condições do comércio mundial, a conferência deverá contar com a participação de cerca de 400 empresários de 25 países, além de autoridades, como o presidente da República Dominicana, Leonel Fernandez Reyna, e Daniel Moreno, presidente do Comitê de Zonas Francas das Américas.

Durante os três dias de realização do evento serão realizados painéis, abordando diversos aspectos visando ao fortalecimento desse regime especial, assim denominadas as zonas francas nas negociações comerciais internacionais. Entre os temas abordados destaque para “As Zonas Francas como mecanismos de crescimento e desenvolvimento econômico”, “A responsabilidade social para o fortalecimento das Zonas Francas” e “Formação de recursos humanos para a condução de negócios globais: articulação público-privada no caso de Zonas Francas”.

A coordenadora-geral de Comércio Exterior da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), Gracilene Belota, participará do painel “Para onde se dirigem os investimentos estrangeiros na América Latina e como as Zonas Francas podem atraí-los”. Na ocasião será abordado sobre a trajetória da Zona Franca de Manaus, os seus principais desafios e as conquistas alcançadas ao longo dos seus 43 anos de existência. “O nosso objetivo é mostrar que a Zona Franca de Manaus transformou-se, com o passar dos tempos, em um modelo exitoso de desenvolvimento regional de base sustentável, que permitiu a criação de uma dinâmica econômica favorável à preservação da floresta Amazônica”, declara a coordenadora.

O convite para participação nesse painel foi feito devido ao extraordinário desempenho da ZFM nos últimos anos e sua relevância no contexto das zonas francas localizadas na América Latina, uma prova inequívoca do reconhecimento internacional do modelo Zona Franca de Manaus. “A ZFM foi a escolhida entre as demais zonas francas da América Latina, associadas à CZFA, para ser apresentada durante esse painel como um modelo de sucesso”, comenta Gracilene Belota.

Segundo ela, a participação na conferência é um momento ímpar na medida em que as discussões ocorridas durante o evento servem para subsidiar ações em nível mundial voltadas ao fortalecimento desses regimes especiais. “Além disso, também temos a oportunidade de tomar conhecimento da atuação das demais zonas francas nas negociações internacionais e a partir daí, definir as estratégias mais adequadas para resguardar o nosso modelo (ZFM)”, frisa a coordenadora.