Você está aqui: Página Inicial > Notícias > ZFV já atrai interesse internacional

Notícias

ZFV já atrai interesse internacional

Estreitamento de relações comerciais e a atração de investimentos franceses para a Zona Franca de Manaus, por exemplo, são alguns dos benefícios da iniciativa.
por Márcio Gallo publicado: 26/02/2016 17h26 última modificação: 29/02/2016 15h55

O embaixador da França no Brasil, Laurent Bill, acompanhado do cônsul honorário da França em Manaus, Dominique Chevé, esteve na sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) na tarde desta sexta-feira (26) com objetivos claros: conhecer os detalhes da recém aprovada Zona Franca Verde (ZFV). Ambos foram recebidos pelo superintendente adjunto de Projetos da autarquia, Gustavo Igrejas, e por técnicos dos setores de Comércio Exterior, Estudos Econômicos e Empresariais e de Acompanhamento de Projetos Industriais.

A possibilidade que a Zona Franca Verde oferece a empresas francesas, em especial de segmentos como cosméticos e perfumaria, chamou a atenção do embaixador, que acredita que a iniciativa pode aproximar a região amazônica e a França, com um estreitamento de relações comerciais e a atração de investimentos franceses para a Zona Franca de Manaus (ZFM).

O superintendente adjunto Gustavo Igrejas traçou um breve histórico do modelo ZFM para situar historicamente a evolução da região após a política de incentivos fiscais praticada na Amazônia Ocidental e nos municípios de Macapá e Santana (no Amapá). Ele afirmou, também, que a aprovação da Zona Franca Verde “é uma grande oportunidade de integração com as tradicionais empresas francesas que utilizam insumos regionais em suas produções”. Igrejas acrescentou que “desta forma, podemos difundir os produtos regionais e até aumentar a exportação destes bens para a Europa”.