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Zona Franca de Manaus conquista 3º lugar em premiação latino-americana

Prêmio foi concedido durante a Conferência Latino-Americana das Zonas Francas, realizada, em outubro, em Antigua, Guatemala.
publicado: 24/01/2012 00h00 última modificação: 29/03/2016 11h12

No ano que completa o seu 45º aniversário, o modelo Zona Franca de Manaus inicia suas comemorações com a conquista do 3º lugar entre as áreas incentivadas da América Latina. O reconhecimento veio por meio do Garladão da Zona Franca 2011, prêmio concedido durante a Conferência Latino-Americana das Zonas Francas, realizada, em outubro, em Antigua, Guatemala.

A premiação é promovida pelo Comitê das Zonas Francas das Américas onde concorreram, em 2011, as zonas francas de PIISA (República Dominicana), a do Pacífico e a de Bogotá (Colômbia), a Zonoamérica (Uruguai) e a de Manaus. O primeiro lugar foi para a Zonamérica do Uruguai, enquanto a Zona Franca do Pacífico ficou com o segundo lugar. Vale lembrar que somente a América do Sul e o Caribe possuem 188 zonas francas.

A escolha das vencedoras partiu de um júri integrado pelo presidente da Associação Norte-americana de Zonas Francas, Will Berry, do presidente da Associação de Zonas Francas da Espanha, José Luiz Rodrigues e do especialista em comércio de integração, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Jaime Granados.

A escolha das vencedoras teve como critérios a promoção de inovação, atração de investimentos, logística, infraestrutura, geração de emprego e transferência de tecnologia, entre outros fatores. “O momento de crescimento contínuo no faturamento do Polo Industrial de Manaus (PIM), na geração de empregos e atração de novos investimentos, certamente contribuiu para que a Zona Franca de Manaus fosse contemplada com o destaque entre as demais áreas incentivadas da América Latina”, comemorou o superintendente da ZFM, Thomaz Afonso Nogueira.

Os dados dos Indicadores da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) registram que o faturamento do PIM saltou de US$ 26 bilhões em 2009, para US$ 35 bilhões, em 2010. A expectativa é que os indicadores de dezembro, ainda em fase de levantamento, devem confirmar o faturamento de US$ 40 bilhões, em 2011.

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